quarta, 11 julho 2018 17:04

Participação da APDP em reunião mundial da ONU representa “um orgulho” e um “marco importante” para a Associação

No último dia 5 de julho, decorreu a reunião preparatória para a 3.ª reunião de alto nível das Nações Unidas, em Nova Iorque. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) vai, assim, reunir-se pela terceira vez, a 27 de setembro, para discutir a prevenção e o controlo de doenças não transmissíveis, à luz dos processos globais e nacionais. Como um dos membros consultivos eleitos da ONU, e o único português no rol, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) marcou presença no encontro. Em entrevista ao My Diabetes, o Prof. Doutor João Filipe Raposo confessa ter sido “um orgulho” fazer parte da reunião, representando “um marco importante” na história da APDP, ouvida pela primeira vez neste fórum internacional.

“Consideramos que somos um parceiro importante e que as nossas opiniões, atendendo à história da APDP, desempenham claramente um papel importante, até em termos internacionais”, refere o diretor clínico da APDP.

“O modelo da APDP é reconhecido como o modelo certo para tratar as doenças não transmissíveis”, acrescenta.


Atualmente, as doenças crónicas não transmissíveis, das quais faz parte a diabetes, são consideradas um problema de Saúde Pública, comprometendo o desenvolvimento económico e social em todo o mundo. Neste sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu um plano de ação global para a prevenção e o controlo deste tipo de patologias para o período 2013-2020.

As metas que se esperavam alcançar até daqui a dois anos, definidas em 2011, “não estão a ser conseguidas”. Como o diretor clínico da APDP esclarece, “fazendo um balanço de todos os países do mundo, há, no máximo, meia dúzia de países que estão relativamente bem no âmbito das medidas tomadas”.

Como tal, e segundo o especialista, os objetivos já estão a ser pensados para 2030 e não para 2020, como inicialmente tinha ficado definido.

 

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT