quarta, 26 setembro 2018 11:21

SPD publica “Proposta de Atualização das Recomendações para o tratamento da hiperglicemia na Diabetes tipo 2”

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) publicou recentemente uma “Proposta de Atualização das Recomendações para o tratamento da hiperglicemia na Diabetes tipo 2”, que esteve em discussão pública até ao dia 20 de setembro. Em entrevista ao My Diabetes, o Dr. Rui Duarte, presidente da SPD, explica os principais pontos defendidos nesta proposta, que “fundamentalmente se baseia na individualização terapêutica” e na “centralidade no doente”. Assista ao vídeo.

O especialista sublinha que estas novas recomendações estão em sintonia com as guidelines internacionais, nomeadamente da American Diabetes Association (ADA) e da European Association for the Study of Diabetes (EASD). De facto, a versão final das novas guidelines conjuntas ADA/EASD para a gestão da hiperglicemia na diabetes tipo 2 vão ser apresentadas no início de outubro, no Congresso anual da EASD em Berlim, sendo que a proposta da SPD vai ao encontro destas guidelines, conforme avança o Dr. Rui Duarte.

Passaram já cinco anos desde que, em 2013, foram publicadas as “Recomendações Nacionais da Sociedade Portuguesa de Diabetologia para o Tratamento da Hiperglicemia na Diabetes tipo 2”, que sofreram uma atualização em 2015. Na nova proposta elaborada agora pela SPD, “não mudou o princípio da individualização terapêutica”, mas o facto de “terem aparecido duas novas classes terapêuticas, os inibidores da SGLT2 e os agonistas dos recetores do GLP-1” obrigou a uma evolução.

O presidente da SPD frisa que “todo o médico que trata a diabetes tipo 2 é alvo destas novas recomendações”, embora “os clínicos da Medicina Geral e Familiar e colegas de outras especialidades possam ter especial interesse em consultar” este novo documento.

Tendo em conta que a Medicina é uma área em contante evolução e que grandes estudos no âmbito da diabetes se encontram em curso, estas recomendações serão atualizadas periodicamente e disponibilizadas no site da SPD. Prevê-se que o documento final destas recomendações seja publicado online no mês de outubro e na Revista Portuguesa de Diabetes até ao final do ano.

Consulte a proposta em www.spd.pt.  

Vídeo

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT