terça, 02 outubro 2018 13:06

A escola, os amigos e o desporto: como vive a criança com diabetes tipo 1?

Em Portugal há mais de três mil crianças em idade escolar com diabetes tipo 1. Apesar de a doença obrigar a vigilância constante, nem todas as escolas têm profissionais preparados para esta missão, ao contrário daquilo que é recomendado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela Direção-Geral da Educação (DGE). O alerta é lançado pela Enf.ª Ema Carvalho, que sublinha que “as crianças na escola continuam a estar desprotegidas”. Assista ao vídeo da entrevista.

Nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto Regulamentar n.º 14/2012, de 26 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde, por proposta do Programa Nacional de Saúde Escolar e do Programa Nacional para a Diabetes, em articulação com a Direção-Geral de Educação, emitiu em dezembro de 2016 uma orientação que estabelece que a resposta a crianças e jovens com diabetes mellitus tipo 1 “numa escola inclusiva, passa por uma comunicação e complementaridade entre criança/jovem/família/saúde/educação”. A orientação pretende “promover a saúde, prevenir as intercorrências e minimizar o impacto da DM1 no desempenho escolar dos/as alunos/as”.

No documento pode ler-se que “devem os Estabelecimentos de Educação e Ensino ter pessoal treinado para assegurar a prestação de cuidados nas situações de descompensação da Diabetes, durante as quais é imprescindível o apoio de outras pessoas que saibam avaliar a situação e o apoio de terceiros. Em caso de hipoglicemia severa, todos os alunos com diabetes precisarão de ajuda imediata, a ser realizada por alguém capacitado, independentemente da sua autonomia na gestão da doença. Em relação à participação nas atividades escolares e extraescolares, as crianças ou jovens com diabetes não têm qualquer impedimento à participação em todas elas, nomeadamente, de atividade física, passeios/visitas de estudo, devendo ter uma inclusão completa na vida normal da Escola”.

Vídeo

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT