quarta, 28 novembro 2018 11:30

“A diabetes é tão prevalente que se tornou banal e nós não podemos aceitar essa banalização”

Durante o 2.º Congresso Nacional APDP/2.º Congresso Pé Diabético, que decorreu entre 22 e 24 de novembro no SANA Lisboa Hotel, o My Diabetes conversou com o Prof. Doutor João Filipe Raposo acerca dos números da diabetes em Portugal e do papel da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Segundo o presidente do encontro, esta é uma patologia que “é tão prevalente que se tornou banal”, sendo urgente contrariar essa realidade. Assista ao vídeo.

“Sabemos que mais de um milhão de pessoas tem diabetes, mas talvez seja bom recordar que metade dessas pessoas tem idade superior aos 60 anos”, referiu o especialista, acrescentando que “num país que fala tanto de envelhecimento ativo é importante colocar o foco” nestas pessoas.

Além da diabetes em si, a doença traz diversas complicações aos doentes, entre as quais enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e amputações. Enquanto associação que se assume como protetora dos doentes, a APDP aborda o doente de forma global, visando a “inserção da pessoa com diabetes na sociedade”, conclui.

 

 

Vídeo

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT