segunda, 06 junho 2016 15:44

Estudantes criam aplicação para nutricionistas e dietistas

Quatro alunos de Informática da Universidade do Minho criaram um software para dietistas e nutricionistas que têm fichas individuais de utentes, com a história clínica, os hábitos alimentares, a prática desportiva, as medições e o plano de consultas.

Denominada Nutrium, a plataforma já está a ser usada em Portugal e no Brasil. Aliás, a equipa de alunos estabeleceu parcerias com as associações portuguesas de nutricionistas e de dietistas.
O engenho permite, por exemplo, que a pessoa fique com o plano alimentar numa aplicação móvel e receba alertas. “Há cada vez mais cidadãos preocupados com a sua nutrição, por razões de bem-estar, desportivas e sociais. Em paralelo, tem havido um acompanhamento crescente a pacientes com preocupações alimentares, como os obesos, hipertensos e diabéticos”, realça o coordenador do projeto, André Santos.
“A ideia é simplificar o trabalho do especialista, permitindo-lhe seguir de perto cada doente”, descreve André Santos. “Já para o doente, a ferramenta motiva-o a cumprir o plano alimentar, que pode consultar sempre, além de avisar a hora das refeições e registar as medições e incumprimentos”. Dessa forma, o profissional pode detetar falhas ao plano, fazer alterações ou até antecipar a data da próxima consulta.
O projeto Nutrium já venceu o Prémio Jovens Empreendedores do concurso de ideias de negócio SpinUM, entrou para a incubadora Startup Braga (apoiada pela Microsoft Ventures), obteve financiamento da Primavera BSS e originou a criação da nova spin-off da UMinho, a “Healthium - Healthcare Software Solutions, Lda”.
Este projeto foi fundado por André Santos, Diogo Alves, Pedro Carneiro e Pedro Maia (todos do mestrado em Informática da UMinho), tendo ainda a colaboração de Diogo Martins (mestrado integrado em Engenharia Informática) e dos jovens Paulo Rodrigues, Diana Cruz e Maria Silva, de Ciências da Nutrição.
Consulte o site oficial

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT