quarta, 09 novembro 2016 11:25

Estudo: 16,3% das pessoas com diabetes têm retinopatia diabética

O primeiro estudo epidemiológico no País sobre a retinopatia diabética (RD), realizado por especialistas da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), examinou mais de 52 mil pessoas com diabetes e concluiu que 16,3% sofrem da doença que é a principal causa de cegueira na população ativa.

O RETINODIAB foi implementado entre Julho de 2009 e Dezembro de 2014 em pessoas com diabetes tipo 2 após 5 anos de seguimento e compreende a área geográfica de Lisboa e Vale do Tejo, onde a APDP realiza rastreios anuais.
De lembrar que este ano o foco do Dia Mundial da Diabetes está centrado na retinopatia diabética e na importância de diagnosticar precocemente esta manifestação oftalmológica da diabetes. Na causa da retinopatia diabética está o aumento dos níveis de açúcar no sangue, que provoca alterações nos pequenos vasos sanguíneos da retina, no interior do olho. Por este motivo, nesta efeméride a APDP, no seguimento do que tem vindo a fazer pelo país, vai estar na Praça Luis de Camões, em Lisboa, a avaliar os olhos de pessoas com diabetes.
Os dados aferidos neste estudo, com base num total de 109 543 retinografias classificáveis, demostram que a duração da diabetes, a idade em diagnóstico e tratamento de insulina estão associados ao aumento do risco de prevalência, incidência e progressão da RD. Os resultados permitem perceber a necessidade de generalizar os rastreios por todo o País, de forma a contribuir para baixar em 30% o número de casos de cegueira por diabetes, conforme sugerido na Declaração de St. Vincent, uma declaração que Portugal assinou em 1989, comprometendo-se a atingir os objetivos de reduzir as principais complicações da diabetes: cegueira, amputações major dos membros inferiores, insuficiência renal terminal e doença coronária.


No ano em que assinala os seus 90 anos, a APDP organiza durante o mês de novembro diversas iniciativas, para além do rastreio já citado. Anote:


12 de novembro | Caminhada pelos miradouros de Lisboa | Início Príncipe Real

16h00 – Aula de Zumba no Jardim do Príncipe Real
Das 17h00 às 18h30 – Caminhada pelos miradouros de Lisboa, do Príncipe Real até à Praça do Comércio, passando por São Pedro de Alcântara, Bairro Alto, Miradouro de Santa Catarina, Largo Camões, Chiado, Rua Garrett, Rua do Carmo, Rossio, Rua Augusta.

 

12 a 14 de novembro | Iluminação de vários monumentos da cidade de Lisboa a azul

Estátua D. José, na Praça da Figueira; Paços do Concelho; Praça do Império, em Belém.

 

14 de novembro | Rastreio da APDP à Retinopatia Diabética, na Praça Luís de Camões

Das 9h00 às 18h00 – Rastreio à retinopatia diabética e aplicação de questionários de avaliação de risco de vir a ter diabetes à população em geral.

 

26 de novembro | Festa Da Diabetes 90 anos APDP | Complexo Desportivo do Casal Vistoso, no Areeiro, em Lisboa

Das 09h30 às 16h30 - Música, dança e poesia, showcooking e alimentação saudável, espaço criança, feira das associações, que conta com a participação de Carlos Alberto Moniz, José Fanha, Chef Vítor Sobral, entre outros.

 

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT