terça, 04 abril 2017 15:54

Associação Pata D’ Açúcar cria projeto de apoio ao doente diabético

A Associação Pata D’ Açúcar – Medical Dogs for Diabetics está a desenvolver, em Portugal, um projeto que o objetivo de potenciar as capacidades olfativas do cão na deteção e sinalização das baixas de glicémica na pessoa com diabetes.

Inspirado no nome da Associação, o projeto “Pata d’ Açúcar” abre assim novos horizontes ao doente diabético no que diz respeito ao autocontrolo dos seus níveis de glicémica, destacando para o efeito a importância do cão, quando devidamente treinado ao nível do seu olfato apurado, como um animal de companhia importante na deteção antecipada de eventuais episódios de hipoglicémia. Este projeto cumpre também o objetivo de contribuir para a diminuição da taxa de abandono de animais de companhia.

Este projeto - cujo mote assenta na premissa “Ajude-nos a ajudar, por uma Diabetes melhor” - arrancou e dezembro de 2016 e procura, através do conceito que o sustenta, ajudar o doente diabético no controlo diário da autogestão da glicemia, tendo por base três características que o cão tem e que são determinantes na concretização do seu objetivo prático: além de ser um animal de companhia muito importante, o aproveitamento das suas capacidades olfativas inatas e a capacidade final, após o treino especializado, em detetar e sinalizar as baixas de glicemia através da saliva do doente diabético (sobretudo no período da noite) fazem com que seja o animal perfeito para este tipo de doente.

Entretanto, a Abbott estabeleceu uma parceria com esta Associação, no sentido de apadrinhar um cão, no âmbito deste projeto.

 

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT