quarta, 06 setembro 2017 12:30

60 anos de experiência clínica com metformina em foco na EASD 2017

No âmbito da 53.ª Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD 2017) que se realiza em Lisboa, na FIL, entre os dias 11 e 15 de setembro, a Merck vai realizar uma Mesa Redonda com alguns dos especialistas mais conceituados no estudo da diabetes para uma reflexão conjunta e aprofundada sobre a importância que a metformina tem no atual tratamento da patologia e qual o caminho futuro que se poderá esperar neste sentido.

Esta Mesa Redonda irá decorrer no dia 11 de setembro, pelas 13h30, na Sala Verne, e conta no painel de oradores que inclui Ian Campbell, professor emérito de Medicina na Universidade de St. Andrews, Reino Unido; Harry CS Howlett, consultor médico internacional em diabetes; e José Silva-Nunes, professor associado do Instituto Politécnico de Lisboa.

A diabetes mellitus tipo 2 (DMT2) constitui uma pandemia mundial com elevada morbi-mortalidade e impacto socioeconómico, correspondendo a 90% dos casos da doença. Em termos globais, desde 1980 que as taxas de prevalência da diabetes quase duplicaram, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Atualmente, cerca de 60 milhões de pessoas vivem com diabetes só na região da Europa, sendo a prevalência da doença constante em todas as idades. Em Portugal, a atual prevalência da doença é de 13,3%, sendo 7,5% diagnosticados e 5,8% não-diagnosticados.

A metformina continua a ser o tratamento de primeira linha para a DMT2, segundo as diretrizes clínicas internacionais. Recentemente, a formulação de liberação prolongada da metformina obteve a aprovação, pelo Medicine and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA), para o tratamento da pré-diabetes no Reino Unido, país onde a DMT2 é já um problema de saúde pública e uma doença crónica e progressiva, daí a importância do diagnóstico e tratamento num estadio precoce da doença e da importância das modificações do estilo de vida. Em outubro de 2016, o European Medicines Agency (EMA) concedeu a extensão do uso da metformina aos doentes com insuficiência renal moderada, refletindo a segurança do fármaco na prática clínica.

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT