terça, 31 outubro 2017 13:58

Alunos da Universidade de Aveiro propõem terapêutica inovadora para infeções do pé diabético

O projeto “STAPHcombat: a multiapproach therapy” foi o grande vencedor da 8.ª edição do Angelini University Award! 2016/2017, uma iniciativa anual da Angelini Farmacêutica que desafia os jovens universitários portugueses a desenvolverem projetos multidisciplinares e com aplicabilidade prática.

Tendo como ponto de partida o tema “Produtos e Serviços para combater resistências a antibióticos”, os alunos do Departamento de Ciências Médicas e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro propõem a criação de uma terapia (STAPHcombat) destinada a doentes com diabetes, que pretende tratar e prevenir as infeções difíceis e recorrentes do pé diabético. Este projeto consiste no desenvolvimento de um produto de prevenção da infeção por MRSA (staphylococcus aureus resistente à meticilina) de feridas cutâneas em pé-diabético. A terapia fágica contra as infeções bacterianas, em conjunto com o ácido tânico como despertador metabólico, tem como objetivo ativar as bactérias latentes, tornando-as suscetíveis à ação dos agentes antimicrobianos. O projeto vencedor recebeu um prémio monetário no valor de oito mil euros (cinco mil - candidatos, dois mil - professores e mil - project advisor).

Para o Dr. Paulo André Fernandes, ex-diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) da Direção-Geral da Saúde (DGS), “o número de mortes associado aos cuidados de saúde tem vindo a aumentar, prevendo-se que em 2050 cerca de 10 milhões pessoas possam morrer em virtude de infeções por bactérias resistentes. A estratégia de combate passa por reduzir as infeções associadas aos cuidados de saúde e, por outro lado, por reduzir o consumo de antimicrobianos, pensando-se que assim conseguiremos reduzir as resistências“.

A 8.ª edição do concurso da Angelini Farmacêutica contou com 62 inscrições de 2014 candidatos, distribuídos por 30 universidades e politécnicos do país.

O Angelini University Award! é uma oportunidade única, quer para os estudantes, quer para os professores, orientadores e project advisors, já que dá oportunidade aos participantes de poderem colocar em prática os seus conhecimentos académicos aplicados a um projeto próximo da realidade empresarial e social.  

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT