terça, 14 novembro 2017 12:01

Portal “Diagnóstico Precoce Foco na Diabetes”: uma ferramenta para todos

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, é relançado o portal “Diagnóstico Precoce Foco na Diabetes”, promovido pela Merck, uma iniciativa que visa a divulgação de informação sobre a diabetes junto da sociedade, dirigindo-se sobretudo aos doentes, cuidadores e pré-diabéticos, bem como aos profissionais de Saúde.

Relativamente às motivações subjacentes à renovação e remodelação do portal, a Merck avança que sentiu “a necessidade de fazer evoluir o portal para uma solução mais próxima das pessoas, com nova imagem e que se adapte aos diversos dispositivos. Por outro lado, este será o ponto de partida de uma nova ‘era’ para o projeto, que procurará ser mais dinâmica e aumentar a sua proximidade com as pessoas que precisem deste tipo de informação”.

A informação no portal organiza-se em três grandes áreas: informação sobre a doença, alimentação e exercício físico. Para além disso, a plataforma dispõe de um conjunto de ferramentas, como por exemplo o questionário de avaliação de risco, o diário de glicose, o registo de plano de dieta ou o registo de exames e análises.

As principais mudanças que os utilizadores vão encontrar no portal são de âmbito estrutural, “não só do ponto de vista do portal mas também do projeto”. A Merck explica que “o impacto inicial estará obviamente relacionado com a parte gráfica e com a melhor usabilidade desta versão, contudo, teremos mais novidades para partilhar em breve”.

O projeto digital também conta com uma página de Facebook, já com cerca de 5.200 seguidores. A aposta do projeto nesta rede social deve-se ao facto do Facebook ser uma “plataforma de excelência para estarmos mais próximos das pessoas. As pessoas tendem a mandar mensagens para esclarecer dúvidas e é também uma forma de ajudarmos, quem tiver interesse, a partilhar informação junto da sua rede de contactos.
A grande aposta nesta rede social é, claramente, por uma questão de proximidade. Queremos estar onde as pessoas estão”.

Este portal pode também ser uma ferramenta útil para os profissionais de saúde, pois estes são “hoje confrontados com uma nova realidade. As pessoas com diabetes ou os seus cuidadores tendem a procurar, cada vez mais, informação na internet e, como tal, pretendemos ser uma opção para quando os profissionais de saúde tiverem a necessidade de ‘prescrever’ informação. Em breve também teremos mais novidades sobre este assunto, com uma área reservada com conteúdos exclusivos para profissionais de saúde”.

Em Portugal tem-se registado um aumento da prevalência da diabetes, com a identificação de 168 novos casos todos os dias, segundo o Observatório Nacional da Diabetes 2015. Tendo em conta que “um dos grandes vetores para combater a prevalência da diabetes é a literacia em saúde”, este tipo de projetos podem ajudar a combater a incidência desta patologia. “Acreditamos que uma população bem informada é uma população melhor tratada e é aqui que nos queremos posicionar. O nosso compromisso passa precisamente por partilhar informação credível para que possamos sensibilizar toda a população para este flagelo. Do total de pessoas com diabetes, 90% a 95% das pessoas têm diabetes tipo 2, que está muitas vezes relacionada com o sedentarismo e hábitos alimentares pouco saudáveis. Vários especialistas defendem que a pessoa com diabetes deve ser o principal interveniente no controlo da sua doença e, como não podia deixar de ser, a prevenção da diabetes de tipo 2 passa também pela adoção de hábitos de vida mais saudáveis e, quando necessário, adotar o plano terapêutico que foi estabelecido com o seu médico. Este tipo de comportamento só é possível se as pessoas tiverem ao seu alcance informação credível e acessível, visto que a diabetes é uma doença silenciosa que por vezes passa despercebida”, defendem os responsáveis pelo portal.

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT