quarta, 29 novembro 2017 11:16

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe exposição “Ernesto Roma – Vida e Obra”

Está patente na Ala Jorge Amado da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo a exposição “Ernesto Roma – Vida e Obra”. Uma mostra que foi inaugurada no passado sábado, 25 de novembro, no âmbito das comemorações dos vinte anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. À inauguração seguiu-se uma conferência sobre o papel pioneiro deste médico na área da diabetes e da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

A sessão abordou a psicoeducação e os grupos multifamiliares na diabetes e contou com intervenções do Dr. Luís Gardete Correia, do Dr. José Manuel Boavida, do Dr. Roma Torres e do autarca de Viana do Castelo, Dr. José Maria Costa.

Ernesto Galeão Roma nasceu em Viana do Castelo no dia 1 de junho de 1887 e licenciou-se em Medicina pela Escola Médica de Lisboa. Foi o criador da insulinoterapia e tornou-se reconhecido e consagrado como diabetologista. Criou a “Associação Protetora dos Diabéticos Pobres” com a ajuda de amigos, onde iniciou as sessões de formação para pessoas com diabetes. Figura principal na história da Diabetologia, dá nome a uma fundação, criada em 2005 pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a mais antiga de todas as associações de pessoas com diabetes do mundo (1926).

A exposição “Ernesto Roma – Vida e Obra” estará patente na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo até ao final do ano.

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT