quarta, 28 fevereiro 2018 12:40

Diabetes em 2018: compreender o presente e olhar para o futuro

Compreender o presente e olhar para o futuro da diabetes, perspetivando a realidade da doença no ano corrente, foi um dos objetivos das 8.ªs Jornadas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar da Região Sul, que reuniu diferentes especialidades médicas para um diálogo interdisciplinar da patologia.

Para traçar a evolução da diabetes ao longo dos últimos vinte anos, quer em termos de prevalência, quer em termos de gestão e tratamento da doença, o My Diabetes conversou com o Dr. Francisco Carrilho, diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que falou precisamente sobre esta temática nas Jornadas na qualidade de palestrante. O especialista considera que “estamos numa fase muito boa em termos de novos fármacos e novas perspetivas de tratamento desta doença”, mas alerta que “associado aos novos fármacos, as pessoas têm de mudar de estilo de vida”. Assista ao vídeo.  

 

 

Na qualidade de diretora do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo da Diabetes da Direção-Geral da Saúde (DGS), a Dr.ª Cristina Valadas considera que o ponto da situação da diabetes em Portugal em 2018 “é positivo”. Relativamente aos desafios que se impõem atualmente relativamente a esta doença, a especialista refere que é necessário investir na prevenção, nomeadamente nos grandes dois fatores que mais têm contribuído para o aumento dos números associados à diabetes: a obesidade infantil e o sedentarismo. Assista ao vídeo da entrevista.

 

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT