terça, 27 março 2018 15:29

Grupos de Estudo da SPD elaboraram documento de recomendações destinado a profissionais de saúde

Atendendo à reconhecida importância das competências dos profissionais de saúde na área de educação terapêutica na diabetes, os Grupos de Estudo de Enfermagem, Nutrição e Educação Terapêutica da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) elaboraram um documento de recomendações para estabelecimento de consensos sobre as competências dos profissionais de Saúde e das pessoas com diabetes na área da educação terapêutica.

Estas recomendações têm como objetivo ajudar os profissionais de saúde a pôr em prática um programa personalizado de educação terapêutica da pessoa com diabetes, para a ajudar a melhorar e a aumentar competências, tendo em conta a sua experiência e a gestão da doença. O documento poderá ainda servir de base a práticas de educação terapêutica adaptadas à realidade de cada local, aos recursos humanos e materiais disponíveis e à população a que se destina.

O documento de recomendações começa por abordar os conceitos e a importância da educação terapêutica na diabetes, os objetivos e o papel do profissional de saúde/educador. Em seguida são apresentadas as competências dos profissionais de saúde nos três domínios: conhecimentos (Saber), habilidades (Saber Fazer) e atitudes (Saber Ser). A descrição das várias fases do Programa de Educação Terapêutica é realizada com base nas competências dos profissionais de saúde em cada uma dessas fases. Para finalizar, o documento faz referência às competências das pessoas com diabetes, como meta deste percurso do seu acompanhamento ao longo do seu ciclo de vida.

 

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