quarta, 04 abril 2018 11:19

1.ª Grande Caminhada Cultural sensibiliza para problemática da obesidade infantil

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública do século XXI. Em Portugal, cerca de 28,5% das crianças, entre os dois e os 10 anos, têm excesso de peso e destas 12,7% são obesas. De forma a sensibilizar a população para esta problemática e respetiva prevenção, as companhias Spirituc e Guess What realizam, no dia 7 de abril, em Lisboa, no âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala a dia 6 de abril, a 1.ª Grande Caminhada Cultural pela Obesidade Infantil. A iniciativa conta com as Aldeias de Crianças SOS como parceiro social.

Composta por cerca de quatro quilómetros, a caminhada oferece, para além da vertente física, uma componente cultural, uma vez que o percurso tem início na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, e fim na Torre de Belém, permitindo realizar paragens em vários pontos históricos de Lisboa, como no Museu dos Coches e no Padrão dos Descobrimentos, para uma breve explicação dirigida aos participantes.

Rui Costa, diretor técnico da Spirituc e responsável pela organização da caminhada, explica que “as grandes causas do aumento da obesidade infantil são a hereditariedade, o sedentarismo e a mudança dos hábitos alimentares. Se na questão da hereditariedade não podemos interferir, podemos ser pró-ativos no que diz respeito à alimentação e, claro, ao sedentarismo. E as orientações europeias são bastante claras ao aconselhar, nas crianças, cerca de 60 minutos, ou mais, diários de atividade física para a prevenção de doenças como a obesidade. Foi sobre estas premissas que surgiu a iniciativa da 1.ª Grande Caminhada Cultural pela Obesidade Infantil, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, onde pretendemos proporcionar um momento de exercício em família e, ao mesmo tempo, estimular o lado cultural de todos os participantes”.

Segundo Luís Cardoso de Meneses, das Aldeias de Crianças SOS, “no desenvolvimento das crianças é uma preocupação permanente o garantir o seu bem-estar físico e a sua saúde no seu todo. Como parceiro social, apoiamos estas iniciativas que promovem a sensibilização para a atividade física e, no final, para o desporto, que para nós é um fator de extrema importância no desenvolvimento geral das crianças. Esta iniciativa também alia uma faceta educacional, tendo especial vocação para uma adesão e presença de toda a família”.

Para Jorge Azevedo, managing partner da Guess What, este “é um meritório projeto que se enquadra nas comemorações do 10.º aniversário da agência de comunicação. Estamos sempre disponíveis para apoiar iniciativas que fazem a diferença e sensibilizam para temáticas atuais. A atividade física é uma forma de combater a obesidade infantil e todos temos responsabilidades em estimular para práticas que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos mais novos”.

A entrada é gratuita e todos estão convidados a participar na iniciativa física e cultural, desde os mais novos aos mais seniores, em família ou sozinhos. A partida será pelas 10h00 na Doca de Santo Amaro, em Alcântara. No final da caminhada serão ainda oferecidos bilhetes para o Museu dos Coches e Padrão dos Descobrimentos.

A inscrição deverá ser efetuada através desta ligação.   

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT