terça, 17 abril 2018 15:09

Investigadores do CHSJ vencem ESE Young Investigator Award e vão apresentar trabalho no ECE 2018

Doze Young Investigator Awards, no valor de 1500 euros cada, são anualmente atribuídos pela European Society of Endocrinology (ESE) a investigadores que submetem resumos (básicos ou clínicos) ao European Congress of Endocrinology (ECE). Um trabalho desenvolvido por três endocrinologistas do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) acaba de vencer um destes prémios, ao concluir que a pré-diabetes não se associa significativamente a um aumento do risco de incidência e progressão da doença renal.

Intitulado "Association between prediabetes and incidence of chronic kidney disease, incident albuminuria, or worsening of kidney function: a secondary analysis of the SPRINT trial", a investigação é da autoria do Dr. João Sérgio Neves, da Dr.ª Ana Oliveira e do Prof. Doutor Davide Carvalho. O trabalho será apresentado no Congresso Europeu de Endocrinologia (ECE 2018), que vai decorrer em Barcelona, Espanha, entre os dias 19 e 22 de maio.

A investigação teve por base a análise secundária de um ensaio clínico internacional multicêntrico denominado Systolic Blood Pressure Intervention Trial (SPRINT). Os autores compararam a progressão da doença renal em doentes hipertensos com e sem pré-diabetes e concluíram que a pré-diabetes não se associa significativamente a um aumento do risco de incidência e progressão da doença renal.

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT