terça, 08 maio 2018 18:17

10.ª Semana Internacional da Tiroide alerta para as características das doenças tiroideias

Entre os dias 25 e 31 de maio, assinala-se a 10.ª Semana Internacional da Tiroide, uma iniciativa da Federação Internacional da Tiroide que, em Portugal, é liderada pela Associação das Doenças da Tiroide (ADTI). A ADTI irá estar presente em Lisboa a 25 de maio, Dia Mundial da Tiroide, onde irá promover rastreios ao hipotiroidismo e formação sobre as principais doenças da tiroide.

O mote desta 10.ª Semana é “Tiroide – O painel de controle do corpo”, já que os distúrbios da tiroide estão associados a alterações de pessoa, temperatura irregular, palpitações cardíacas e cansaço excessivo.

A tiroide é a glândula que controla o metabolismo e é responsável por regular diferentes funções do corpo através do armazenamento e secreção de hormonas no sangue. Estas permitem que o corpo use as suas reservas de energia de forma a que a temperatura corporal seja equilibrada e que os músculos trabalhem adequadamente. Quando desreguladas, provocam distúrbios que afetam mais de um milhão de portugueses e mais de 300 milhões de pessoas por toda a Europa, principalmente mulheres.

Estima-se que um milhão de portugueses sofra de distúrbios da tiroide, embora ainda exista um grande desconhecimento das doenças associadas a esta glândula, bem como da forma como estas se manifestam. Falta de concentração, falta de motivação, dificuldades para engravidar ou obstipação podem ser originados pela tiroide, mas facilmente confundidos com outras doenças.

As doenças da tiroide mais conhecidas são o hipertiroidismo e o hipotiroidismo, com maior prevalência junto das mulheres.

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT