quarta, 12 dezembro 2018 10:08

SNS vai disponibilizar consultas de atividade física para pessoas com diabetes ou depressão

Alguns doentes crónicos vão passar a ter consultas de atividade física no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A iniciativa arranca no início de 2019, por enquanto apenas em 13 projetos-piloto em unidades de Norte a Sul do país, e destina-se, numa primeira fase, a pessoas com diabetes tipo 2 e depressão.

O Dr.ª Cristina Godinho, do Programa Nacional de Promoção de Actividade Física da Direcção-Geral da Saúde (DGS), explicou, em entrevista à TSF, como vai funcionar este projeto. Os doentes serão identificados pelo médico de família e convidados a participar numa consulta multidisciplinar. "Serão depois acompanhados nessa consulta durante seis meses, ao longo dos quais irão ter diversas consultas e ser avaliados", explica.

"Esta consulta vai ser coordenada por um médico com uma especialização ou pós-graduação em Medicina Desportiva, em colaboração com um profissional da área do exercício físico. Depois há outros profissionais de saúde que poderão ser envolvidos, como fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, caso a caso e por referenciação", especifica a Dr.ª Cristina Godinho.

A ideia é replicar o que faz noutros países, nomeadamente no Reino Unido e na Suécia, onde a prescrição de exercício físico acompanhado a doentes crónicos é já uma prática comum. No caso da diabetes tipo 2 e da depressão, a evidência científica demonstra que a atividade física tem efeitos importantes não só ao nível da prevenção, mas também do tratamento ou como coadjuvante terapêutico.

A representante do Programa Nacional de Promoção de Actividade Física da Direcção-Geral da Saúde esclarece que os projetos-piloto vão ser lançados no primeiro trimestre de 2019 e que os resultados serão depois avaliados para perceber o impacto na saúde dos doentes e nas contas do SNS. Se o saldo for positivo, a DGS pondera alargar a iniciativa a outras unidades do país.

Outra medida anunciada há meses passa por pôr os médicos de família a perguntar aos utentes se praticam algum desporto ou fazem qualquer tipo de atividade física.

Fonte: Público

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT