quarta, 29 novembro 2017 10:52

Projeto AJDP nas Escolas

Escrito por  Carla Silva, coordenadora do projeto AJDP nas Escolas

A Escola é o local onde as crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo, sendo também nesse espaço que a gestão da diabetes é sentida como uma dificuldade, tanto por parte de crianças e jovens com diabetes tipo 1 como pelos respetivos pais ou cuidadores.

A pedido dos pais, fazíamos esporadicamente pequenas reuniões com os alunos nas quais falávamos sobre diabetes e como é viver com diabetes. Contudo, fomo-nos deparando com o aumento de relatos de situações que ocorriam nas escolas, e cedo percebemos que era necessário oficializar as “idas às escolas”. Sendo uma das atividades que mais gostava na altura, propus coordenar o projeto AJDP nas Escolas, estruturando o projeto e angariando voluntários.

Indo ao encontro da missão e objetivos da AJDP, em 2010 foi criado o projeto AJDP nas Escolas, pioneiro em Portugal, para responder à necessidade crescente de informar a comunidade escolar sobre as características da diabetes tipo 1 e as suas implicações diárias, que muitas vezes não são compreendidas no meio escolar e dificultam não só a integração de crianças e jovens como o seu correto desenvolvimento social.

O projeto AJDP nas Escolas organiza assim sessões de esclarecimento sob oponto de vista prático do que é viver com diabetes. Tendo como base atividades lúdicas, interativas e de partilha de experiências, as sessões focam as eventuais dificuldades existentes, sendo organizadas e direcionadas para as diferentes faixas etárias: crianças, jovens, pais, professores e auxiliares de educação.

Desde o primeiro ano de existência, o projeto AJDP nas Escolas revelou ser importante não só como forma de sensibilização para a diabetes e adoção de hábitos de vida saudáveis, mas também na transmissão de conhecimentos práticos em escolas com alunos com diabetes. É cada vez maior o número de escolas que entram em contacto connosco para agendar sessões de esclarecimento. Mais ainda, verificamos ao longo dos anos, pedidos vindos de escolas onde estivemos anteriormente. As reações às sessões de esclarecimento que nos chegam são muito positivas, algumas emotivas, outras de agradecimento e felicitação que nos aquece o coração e motivam para continuar a fazer mais e melhor.

Desde o seu início, o projeto AJDP nas Escolas já esteve presente em mais de 100 estabelecimentos, incluindo Escolas, Agrupamentos de Escuteiros, Lares de 3.ª Idade e Ginásios, permitindo o contacto com mais de 930 crianças e jovens e 240 professores e auxiliares de educação.

Ao longo dos anos, o projeto tem participado também em eventos na área da Saúde, em colaboração com Escolas, Universidades e Câmaras Municipais, e participou ainda em eventos de voluntariado. Participou também em conferências sobre Cidadania e esteve presente nas comemorações do Dia Europeu do Voluntariado Jovem, em 2011.

Este projeto progride unicamente com a colaboração dos voluntários da AJDP, que se deslocam às escolas para realizar sessões de esclarecimento, em Portugal continental. Atendendo à crescente expansão do projeto que se tem verificado ao longo dos anos, o Projeto AJDP nas Escolas desenvolve cursos de formação de voluntários, desde 2014. Atualmente, contamos com a colaboração de 39 voluntários, maioritariamente de Lisboa e Porto. E com o crescimento do projeto, cresceu também a Equipa AJDP nas Escolas, agora constituído por três voluntárias. É com um enorme carinho e satisfação que vejo crescer o projeto AJDP nas Escolas, acompanhado pelo aumento do número de voluntários que se juntam a nós, com vontade de fazer chegar a nossa mensagem a mais escolas, e ajudar a melhorar a vida de crianças e jovens com diabetes por todo o país.

Obrigada AJDP pela oportunidade que me deu para desenvolver o projeto AJDP nas Escolas, e poder retribuir aos outros aquilo que outrora me proporcionou.

A AJDP está de parabéns pelo seu 21.º aniversário, e pelo desenvolvimento de projetos que, tal como o AJDP nas Escolas, têm como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens com diabetes tipo 1.

Artigo publicado originalmente na Revista especial 21.º aniversário AJDP

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT