quarta, 06 dezembro 2017 11:12

Calculadora de Risco da Diabetes: ferramenta no portal do SNS já diagnosticou dez doentes

A área do cidadão do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem disponível a calculadora de risco da diabetes tipo 2, uma ferramenta que, até agora, permitiu fazer a avaliação de 33.538 utentes e agendar 1026 consultas, das quais 674 já foram realizadas. Do total de consultas efetivadas, foi diagnosticada a doença a 10 cidadãos, que desconheciam que tinham diabetes tipo 2.

Com o objetivo de massificar a sua utilização na despistagem do risco da doença, atuando de uma forma ainda mais efetiva e preventiva, a Calculadora apresenta várias opções. No caso em que é identificado risco “moderado”, “alto” ou “muito alto”, é enviada uma notificação para os cuidados de saúde primários, mas só após autorização do cidadão. Autorizada a partilha de informação, a marcação da consulta é feita centralmente, por e-mail, para o centro de saúde a que o utente pertence.

No âmbito do programa “Não à Diabetes”, a Área do Cidadão do portal do SNS tem disponível a calculadora de risco da diabetes. Para o cidadão fazer o seu teste e saber o risco da doença, apresentado em cinco cores – verde, azul, amarelo, laranja e vermelho -, basta registar-se na área do cidadão do portal SNS.

 

Fonte: SNS

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT