quinta, 14 junho 2018 10:54

Calculadora de risco da diabetes tipo 2: ferramenta disponibilizada pelo SNS já avaliou quase 50 mil utentes

Até ao final do mês de maio, a calculadora de risco da diabetes tipo 2 permitiu avaliar 49.128 mil utilizadores. A ferramenta, disponibilizada pela área do cidadão do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pretende ser uma forte aliada na prevenção e no controlo da patologia.

Dos 49.128 mil cidadãos avaliados, 1.483 foram convidados e cerca de 600 compareceram na consulta, que diagnosticou 178 utentes que desconheciam ser portadores da doença com diabetes tipo 2.

Inserindo-se no registo de saúde eletrónico, sempre que a calculadora de risco da diabetes da área do cidadão identifica risco "moderado", "alto" ou "muito alto" é enviada informação para os cuidados de saúde primários e feito agendamento de consulta, via telefone, para o centro de saúde a que o utente pertence. A partilha de informação só é feita após autorização do cidadão.

Estes utentes podem ainda ser convidados para consultas de grupo com um enfermeiro, de forma a trabalharem em conjunto em áreas distintas e preventivas, nomeadamente na adoção de hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, na prática de atividade física regular, no controlo periódico dos níveis de glicémia no sangue, entre outras medidas importantes.

É ainda possível efetuar o rastreio através da calculadora em cerca de 97% das farmácias portuguesas, seguindo um fluxo de dados muito semelhante: rastreio realizado na farmácia com o consentimento do utente, informação enviada para o SNS através da área do cidadão do portal SNS, sendo a informação reencaminhada para os cuidados de saúde de primários.

A calculadora de risco da diabetes insere-se no âmbito do programa Não à Diabetes. Para o cidadão fazer o seu teste e saber o risco da doença, apresentado em cinco cores – verde, azul, amarelo, laranja e vermelho -, basta registar-se na área do cidadão do portal SNS.

Nos termos do novo regulamento de proteção de dados, o cidadão poderá alterar e retirar o seu consentimento à partilha de informação com profissionais de saúde, a qualquer momento, no menu "autorizações" da área do cidadão.

Na área da transparência do portal SNS é disponibilizada informação sobre a evolução da taxa de incidência da diabetes e sobre o programa de monitorização e acompanhamento. O SNS alerta que fazer o teste do risco da diabetes tipo 2 é bastante simples e pode fazer toda a diferença.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT