terça, 13 novembro 2018 18:15

“Histórico de 10 anos do estudo da diabetes é algo que muitos países invejam”

O Prof. Doutor João Raposo, diretor clínico da Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP), foi nomeado diretor do Observatório Nacional da Diabetes (OND), uma estrutura integrada na Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD). No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, o especialista destaca o facto de o Observatório ser uma ferramenta de extrema utilidade que, por existir em Portugal há 10 anos, causa até “inveja” a muitos países, como teve oportunidade de notar em diversos congressos internacionais. Aproveita ainda para salientar a importância de “não baixar a guarda na luta sem tréguas contra a pandemia da diabetes”.

Num comunicado divulgado à comunicação social, o Prof. Doutor João Raposo refere que “termos em Portugal um histórico de 10 anos do estudo da diabetes, que nos permite olhar para números relacionados com a prevalência e incidência da diabetes, mas também a cobertura dos cuidados e as assimetrias regionais, é algo que muitos países invejam”.

Segundo dados do último relatório do Observatório Nacional da Diabetes, a diabetes afeta mais de um milhão de portugueses entre os 20 e os 79 anos de idade, sendo que “em 2015 este valor aumentou na ordem dos 13,5% face ao período entre 2009 e 2015”. “E este aumento, que com grande probabilidade também estará retratado no próximo relatório, a apresentar em março de 2019, prova que não podemos baixar a guarda na luta sem tréguas contra a pandemia da diabetes, doença que esteve na origem de 4,0% das mortes ocorridas em 2015”, destaca o novo diretor do OND.

O OND celebra 10 anos de um trabalho que permitiu, através da colaboração de várias entidades, recolher, validar, gerar e disseminar informação fiável e cientificamente credível sobre a eiabetes em Portugal. Em março de 2019 assinala esta data com a apresentação de mais um relatório, com dados referentes ao período entre 2016 e 2017.

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT