quarta, 10 janeiro 2018 17:01

Comparticipação do dispositivo FreeStyle Libre disponível a partir da próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro, estará disponível a comparticipação de 85% do dispositivo médico FreeStyle Libre, que se destina à monitorização imediata dos níveis de glicose nas pessoas com diabetes, pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), através de receita médica.

O Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) congratula esta decisão, por trazer “benefícios claros e certificados às pessoas com diabetes, respeitando sempre as normas de boas práticas clínicas”, conforme afirma o Dr. Estevão Pape, coordenador do NEDM, em declarações ao My Diabetes.

Segundo a Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FPAPD), citada em comunicado partilhado na rede social Facebook, “o procedimento passa pela obrigatoriedade da primeira prescrição do sensor e a disponibilização do respetivo leitor ter de ser feita pelo médico da especialidade e só as seguintes pelo médico de saúde familiar. Estão contemplados todos os diabéticos tipo 1 com receita médica".

Este sistema do Laboratório Abbott consiste num pequeno sensor redondo (do tamanho de uma moeda de 2 euros) que é colocado na parte de trás do antebraço, até 14 dias, e que mede a glicose a cada minuto no líquido intersticial, através de um pequeno filamento que é inserido por debaixo da pele e fixo com uma pequena almofada adesiva. O leitor lê no sensor o resultado do nível de glicose, em menos de um segundo.

PUB

Planning

Endo Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

merckA Menarini Diagnostics CERT