Newsletter

Atualidade

Diabetes entre as doenças crónicas mais comuns nos homens
13 Fev. 2019

Mais de metade dos portugueses têm pelo menos uma doença crónica. Este foi o resultado de um inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), revelados a propósito do Dia Mundial do Doente, assinalado ontem, dia 11 de fevereiro.

Entrevistas

Novas classes terapêuticas permitem combater a inércia clínica
Dr.ª Mafalda Marcelino, diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Forças Armadas

A diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Forças Armadas (Pólo de Lisboa), Dr.ª Mafalda Marcelino, foi uma das palestrantes da sessão “Abordagem multifactorial da Diabetes: como fazer?”, na qual foram apresentados cinco casos clínicos. Uma das mensagens finais foi a necessidade de combater a inércia clínica, algo que, na perspetiva da especialista, é possível graças ao aparecimento de mais classes terapêuticas que permitem uma abordagem mais agressiva e, consequentemente, um melhor controlo metabólico. A dificuldade em tratar o doente idoso foi outro dos aspetos em destaque na entrevista ao My Diabetes. Assista ao vídeo.

 

Prática clínica discutida informalmente por diferentes especialidades nas 9.ªs Jornadas de Diabetologia Prática para Medicina Familiar da Região Sul
Dr. João Jácome de Castro, presidente das 9.ªs Jornadas de Diabetologia Prática para Medicina Familiar da Região Sul

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Ericeira recebeu mais uma edição das Jornadas de Diabetologia Prática para Medicina Familiar da Região Sul. Nas palavras do Dr. João Jácome de Castro, presidente da reunião, discutiram-se normas de atuação e novos mecanismos da doença, num evento com “muita informalidade e muita prática clínica”. Centenas de participantes das várias especialidades da Medicina reuniram-se com um objetivo comum: encontrar as melhores soluções para cada doente e vencer a inércia clínica. Assista às declarações em vídeo.

 

PUB

Apoios

Lilly | Boehringer


Endo Planning