Centralizar, cada vez mais, o acompanhamento da pessoa com diabetes nos Cuidados de Saúde Primários é um dos principais objetivos, afirma Maria Manuel Dantas, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, explicando que, desta forma, a pessoa “deve ter um acompanhamento adequado” e “ter a doença controlada”, o que permite evitar episódios agudos “e maiores suscetibilidades a serem internados”. Em vídeo, apresenta a importância da olhar para os dados da realidade portuguesa para uma maior evolução dos cuidados.

“Há problemas que têm de ser resolvidos muito rapidamente”, afirma Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), no 20.º Congresso Português de Diabetes, justificando a importância da presença da OM na reunião para um “debate importante e necessário” sobre esta doença. “É preciso encontrar os mecanismos, meios e linhas no combate à doença, que traz outros problemas de saúde, em Portugal e no mundo”. Em entrevista, destaca o papel das políticas de saúde neste contexto, garantindo que a diabetes é uma preocupação da OM. Veja a entrevista.

“Dificuldades e estratégias para a sua implementação na consulta do pé diabético” foi o título da apresentação de José Dores, enfermeiro da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, que integrou a sessão “Orientações internacionais 2023 do IWGDF: dificuldades e estratégias”, no âmbito do 20.º Congresso Português de Diabetes, que termina amanhã, 9 de março. Em entrevista, destaca as principais “dificuldades, preocupações e estratégias para serem implementadas” para a melhoria dos cuidados.

“O Parlamento Europeu tem de saber o que é a diabetes; conhecer a complexidade de viver com a doença.” Palavras de Stella de Sabata, board member da International Diabetes Federation (IDF), em entrevista à News Farma, no rescaldo da sua palestra que integrou a conferência inaugural do 20.º Congresso Português de Diabetes, que decorre até amanhã, 9 de março. Em entrevista, a especialista afirma que as eleições europeias, agendadas para junho, “são uma ótima oportunidade para dar voz às pessoas com diabetes”. Assista ao depoimento em vídeo.

Começaram oficialmente os trabalhos no encontro major dedicado à diabetes. Na sessão de abertura e conferência inaugural do 20.º Congresso Português de Diabetes, que decorre até sábado, 9 de março, Estevão Pape e João Filipe Raposo, presidente da Comissão Organizadora desta 20.ª edição e da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), respetivamente, asseguram um programa marcado pela modernidade e, acima de tudo, multidisciplinaridade, característica premente nos cuidados de saúde da pessoa com diabetes. A News Farma está a acompanhar a reunião, disponibilizando desde já momentos-chave em instantes fotográficos.

Apoios

Boehringer Ingelheim & Lilly Alliance MerckServier