Atualidade

03 Jun. 2020

Além do relatório do perfil de glicose em ambulatório (AGP), o Prof. Doutor Miguel Melo, endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, evidenciou as mais-valias dos dados obtidos no Relatório Panorama do LibreView, que permite “definir intervalos diferentes de tempo” e “ter mais informação”, algo particularmente importante para a melhoria do controlo glicémico em determinados doentes. Assista ao vídeo da explicação.

03 Jun. 2020

No âmbito da sua apresentação durante o webinar “LibreView e perfil da glicose em ambulatório”, o Prof. Doutor Miguel Melo deu a conhecer a forma certa de se analisar o relatório do perfil de glicose em ambulatório (AGP), pegando em vários exemplos de doentes. Explorando cada parte desse Relatório AGP, o endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra evidenciou que, mesmo no caso de um bom controlo da doença, o LibreView é uma ferramenta que permite perceber os tempos em que o doente está ou não nos intervalos-alvo, quando é que há momentos de hipoglicemia e hiperglicemia, e a variabilidade glicémica. Assista à explicação em vídeo.

03 Jun. 2020

Promovido pela Abbott, o webinar “LibreView e perfil da glicose em ambulatório” contou com a participação do Prof. Doutor Miguel Melo, endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que apresentou algumas das métricas a ter em conta na prática clínica da diabetes, com enfoque na variabilidade e no tempo no alvo. Assista ao resumo da explicação em vídeo.

03 Jun. 2020

Durante o webinar “LibreView e perfil da glicose em ambulatório”, o Prof. Doutor Miguel Melo, endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, explicou de que forma se analisa o gráfico do relatório do perfil de glicose em ambulatório que permite visualizar momentos de hiper e hipoglicemia, perceber a tendência e a variabilidade dos registos glicémicos de cada doente. Assista ao vídeo.

03 Jun. 2020

“LibreView e perfil da glicose em ambulatório” foi o foco de um webinar promovido pela Abbott que contou com a participação do Prof. Doutor Miguel Melo para falar sobre esta plataforma online que permite a visualização dos dados do FreeStyle Libre. Para contextualizar o tema, o endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra começou por explicar no que consiste o perfil de glicose em ambulatório, enaltecendo uma das suas características que permite intervenções terapêuticas mais assertivas na melhoria do controlo glicémico. Assista ao vídeo.

03 Jun. 2020

No terceiro episódio do podcast My Obesidade, procurou-se entender qual a relação entre a apneia do sono e a obesidade, de que forma uma condição agrava a outra e também em que medida é que a perda de peso representa não só uma melhoria na qualidade de vida ativa das pessoas, mas também na qualidade do sono. Para responder a estas questões, o My Obesidade conversou com a Dr.ª Sónia Gonçalves, internista, e com o Dr. Gustavo Reis, pneumologista. Assista ao episódio.

03 Jun. 2020

Realiza-se amanhã, dia 4 de junho, o 9.º debate do Ciclo de Debates promovido pelo Núcleo de Estudos de Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEBio). Esta iniciativa irá prolongar-se até ao dia 11 de junho, com debates realizados todas as quintas-feiras, das 21h30 às 22h15, e sob a moderação do Dr. António H. Carneiro, coordenador do NEBio.

03 Jun. 2020

A Mundipharma divulgou que o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu um parecer positivo para atualizar a indicação de canagliflozina, de forma a incluir dados importantes sobre os resultados obtidos nos resultados renais com o estudo Canagliflozin and Renal Endpoints in Diabetes with Established Nephropathy Clinical Evaluation (CREDENCE).

03 Jun. 2020

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) pede ao Governo que reavalie a exclusão das pessoas com diabetes do regime excecional de proteção para que estas não sejam obrigadas a voltar a local de trabalho, expondo-se ao risco de complicações associadas à COVID-19. A associação destaca que as pessoas com diabetes têm um risco de morte por COVID-19 três vezes superior ao da população em geral e, portanto, devem ser protegidas do risco de infeção e permanecer em teletrabalho.

03 Jun. 2020

“Tratar a pessoa com obesidade” é a segunda sessão do ciclo de webinars “Obesity Talks”. Destinada aos profissionais de saúde, a talk está agendada para o dia 2 de junho, às 21h30. A Dr.ª Selma Souto, endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de São João e secretária-geral da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), é quem dirige esta sessão e, ao My Diabetes, avança o que vai abordar. Veja o vídeo.

PUB

Newsletter

Opinião

Terapêutica nutricional
Prof.ª Doutora Carla Pedrosa
Disfunção do corpo carotídeo
Prof.ª Doutora Sílvia Vilares