Newsletter

Atualidade

Qual a relação entre a obesidade e a apneia do sono?
03 Jun. 2020

No terceiro episódio do podcast My Obesidade, procurou-se entender qual a relação entre a apneia do sono e a obesidade, de que forma uma condição agrava a outra e também em que medida é que a perda de peso representa não só uma melhoria na qualidade de vida ativa das pessoas, mas também na qualidade do sono. Para responder a estas questões, o My Obesidade conversou com a Dr.ª Sónia Gonçalves, internista, e com o Dr. Gustavo Reis, pneumologista. Assista ao episódio.

Entrevistas

Diabetes e doença renal
Prof. Dr. Per-Henrik Groop

“Toda a classe teve, cada vez mais, evidência clínica, em particular, dos mecanismos da doença. Começou a haver um conjunto enorme de estudos que mostraram os mecanismos pelos quais no rim e no coração, nomeadamente, a empagliflozina protege-os e prolonga a vida". Palavras do Prof. Dr. Per-Henrik Groop, da Universidade de Helsínquia, no âmbito do simpósio patrocinado pela Aliança Boehringer Ingelheim|Lilly, no 16.º Congresso Português de Diabetes, onde apresentou os benefícios dos inibidores SGLT2, em particular da empagliflozina na proteção cardio-renal dos doentes com diabetes.

 

Diabetes e insuficiência cardíaca
Prof.ª Doutora Cristina Gavina

Com base na evidência existente, a Prof.ª Doutora Cristina Gavina, diretora do Serviço de Cardiologia do Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos, apresentou os benefícios dos inibidores SGLT2, em particular da empagliflozina na proteção cardio-renal dos doentes com diabetes. Em entrevista, a especialista afirma que “a evidência atual mostra que muita da mortalidade cardiovascular deve-se à insuficiência cardíaca e o estudo EMPA-REG OUTCOME evidenciou que, apesar de não ter sido definido como endpoint primário, o risco de hospitalização por insuficiência cardíaca foi reduzido muito favoravelmente pela empagliflozina, em doentes com e sem história de eventos aterotrombóticos". 

PUB

Opinião

Terapêutica nutricional
Prof.ª Doutora Carla Pedrosa
Disfunção do corpo carotídeo
Prof.ª Doutora Sílvia Vilares

Apoios

AstrazenecaBialBoehringer Ingelheim & Lilly Alliance Medinfar

LillyMundipharma Novo Nordisk


Endo Planning