Newsletter

Atualidade

Insulina degludec reduz o risco de hipoglicemias em pessoas com diabetes que utilizavam outras formas de insulina basal
19 Mar. 2019
Os resultados do estudo ReFLeCT – um estudo de vida real realizado à escala mundial – foram recentemente apresentados na Conferência Diabetes UK Professional (DUK) 2019, em Liverpool. O estudo ReFLeCT demonstrou que pessoas com diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2 que começaram a utilizar insulina degludec por indicação do seu médico na sua rotina clínica, em substituição de outras insulinas basais, principalmente insulina glargina (U100 ou U300) e insulina detemir, melhoraram o controlo dos seus níveis de glicose no sangue, apresen ...

Entrevistas

Mudança de paradigma no tratamento da diabetes tipo 2: o impacto da nova evidência
Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho

Rethinking Treatment Decisions to Management of T2D: Where Can New Evidence Lead Us?” foi o tema do simpósio Aliança Boehringer-Ingelheim/Lilly, no qual esteve presente o Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho, na qualidade de palestrante. No final da sessão, o cardiologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) conversou com a News Farma e fez referência ao ensaio clínico que, na sua opinião, “é um marco não só na história da diabetes, mas também da Medicina Cardiovascular em geral”. Assista à entrevista em vídeo.

Tratamento da hiperglicemia na diabetes tipo 2: consenso ADA/EASD em análise
Prof. Doutor Peter Rossing

O Prof. Doutor Peter Rossing esteve presente no segundo dia do 15.º Congresso Português de Diabetes para ministrar uma palestra, promovida pela Aliança Boehringer-Ingelheim/Lilly e dedicada ao documento de Consenso da American Diabetes Association (ADA) e da European Association for the Study of Diabetes (EASD), do qual é coautor. Em declarações à News Farma, o investigador principal sénior e professor no Steno Diabetes Center (Copenhaga, Dinamarca) explica que estas guidelines, publicadas recentemente, centram-se no doente e nas suas características, mas a principal novidade é a recomendação para a utilização de fármacos de classes terapêuticas muito específicas, como os inibidores da SGLT2 e os agonistas dos recetores GLP-1, em pessoas com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular ou doença renal. Assista à entrevista em vídeo.

Opinião

Complicações vasculares da diabetes: prevenir para evitar
Dr.ª Isabel Mangas, médica endocrinologista do Centro Hospitalar Universitário do Porto
Dia Internacional da Tiroide: do diagnóstico ao tratamento das disfunções tiroideias
Dr.ª Maria João Oliveira, diretora do Serviço de Endocrinologia do CHVNG/E

Apoios

Lilly | Boehringer


Endo Planning